segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Preferidinhas - Capitães da Areia

Quando leio um livro que eu gosto, tenho o hábito de anotar as frases que mais me marcam, as partes que eu mais me identifiquei, meus trechos favoritos, enfim, minhas "preferidinhas". Esse ano, como me dediquei ao vestibular quase que unicamente, li muito pouco, mas como tive que ler as obras indicadas pelas universidades, li Capitães de Areia (Jorge Amado) e me surpreendi bastante com o livro, realmente adorei. Como geralmente acabo perdendo os trechos que anoto depois que eu leio, resolvi começar a postar aqui no blog! Afinal, é um espaço meu, feito só pras minhas lembranças e pra poucas pessoas que sabem que isso aqui existe. Enfim, minhas anotações de Capitães de Areia foram essas:

"Ele queria uma coisa imediata, uma coisa que pusesse seu rosto sorridente e alegre, que o livrasse da necessidade de rir de todos e rir de tudo."

"E rindo, e ridicularizando, era que fugia da sua desgraça. Era como um remédio. No rosto do que rezava via uma exaltação, qualquer coisa que ao primeiro momento o Sem-Pernas pensou que fosse alegria ou felicidade." 

"Não pensava, não via nada. Só a suave carícia do beijo, uma carícia que nunca tivera. Era como se o mundo houvesse parado naquele momento do beijo e tudo houvesse mudado."

"Porque a liberdade é como o sol, é bem maior que o mundo..."

"Pirulito mirou o céu azul onde Deus deveria estar e agradeceu num sorriso, pensando que Deus era realmente bom. E, pensando em Deus, pensou nos capitães da areia. Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhais homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, eram amigos uns dos outros."

"A fé é um alimento precioso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário