quarta-feira, 13 de março de 2013

Eufemismos e alguns segredos


Vou te contar um segredo: um dia você vai me conhecer de perto. Bem, talvez não seja bem um segredo. Está mais para uma verdade oculta sobre a qual ninguém quer falar. Costumam me chamar de indesejada. Não fico me doendo por isso. Sei que sou. Mas também posso ser alívio, descanso, paz. As vezes chego cedo demais, outras vezes as pessoas se agarram por mais tempo à vida do que se pode imaginar. Só não sossego quando me chamam de injusta. Posso ter várias características, mas injustiça não é o meu forte. Sou obscura, por vezes fria, repentina, triste. Mas, sabe, eu apenas sigo ordens superiores. E, pelo que sei, são forças de retidão, justiça e divindade.

É pouco provável que eu vá me envolver com você. Não costumo observar muito minhas vítimas, apenas as abraço pelo tempo necessário, depois as deixo ir. Entretanto, em alguns casos é inevitável. Já conheci muita gente boa, e também gente da pior qualidade. Gênios, famosos, celebridades... Não é por ser quem sou que não posso ver as notícias. Gosto de me manter antenada, até mesmo para me precaver. Se não fosse pelo rádio, como eu poderia ter me preparado para a primeira guerra? Eu nunca tinha tido tanto trabalho de uma vez só. Sorte a minha ter tido um aviso. Grande foi o meu alívio quando tudo passou. Foi um trabalho sujo, até mesmo para mim. Muitos duvidam, mas eu tenho um coração. E pude senti-lo rasgando quando tive notícias de outros dias como aqueles.

Sabe, é uma função cansativa. Seria bom tirar umas férias. Viajo pelo mundo todo, tento me distrair, mas sabe como é... as pessoas falecem, independente de ser natal, dia dos namorados ou finais de semana. Aliás, esse é um eufemismo irritante: "Falecer". Desde que me lembro, me chamo morte, não falência. Embora as duas coisas, bem sei, possam estar interligadas. Mas isso não vem ao caso. O fato é que estou cansada de ser evitada. Acredite, não sou tão má quanto pareço. Sou apenas incoveniente, mas vou te contar outro segredo: não posso evitar. Esse é o meu jeitinho...

2 comentários: